Você está em: 

TJMSP presta homenagem ao centenário do Tribunal de Contas do Estado

Postada em |
Categoria: Homenagem

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Os desembargadores do Tribunal de Justiça Militar (TJM-SP) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, para prestar uma homenagem ao centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), comemorado no dia 6 de maio, com a entrega de uma placa comemorativa. O gesto simbólico reafirma a importância das instituições no fortalecimento da democracia e na promoção da transparência e da responsabilidade pública.

Enio Luiz Rossetto e Renato Martins Costa.

A sessão solene lotou o pleno localizado no 3° andar do prédio da Corte, com a presença dos Conselheiros do TCE, Renato Martins Costa, Presidente; Antonio Roque Citadini, Vice-Presidente; Cristiana de Castro Moraes, Corregedora; Dimas Ramalho, Sidney Estanislau Beraldo e Marco Aurélio Bertaiolli, além de outros integrantes do Tribunal. Também prestigiaram a cerimônia o Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto.

Autoridades reunidas
Autoridades reunidas

Pelo TJM estiveram presentes os Desembargadores Militares Enio Luiz Rosseto, Fernando Pereira, Clovis Santinon, Orlando Eduardo Geraldi, Silvio Hiroshi Oyama e Ricardo Juhás Sanches, além do Procurador de Justiça, Pedro Falabella Tavares de Lima.

Desembargadores militares Fernando Pereira e Orlando Eduardo Geraldi
Desembargadores militares Clovis Santinon, Ricardo Juhás e Silvio Hiroshi Oyama

Também prestigiaram a cerimônia o Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto.

Em sua fala, o Desembargador Militar Enio Luiz Rosseto, presidente do TJMSP, salientou um ponto na história do TCE que jamais deve ser esquecido. “O Tribunal de Contas do Estado começou a funcionar em 1924, com base na Lei n° 1.961. Como os ditadores não querem ser fiscalizados, em 1930 o TCE foi extinto pelo Decreto n° 4.793/30, sendo restabelecido somente em 1947 pelo decreto-lei n°16.690. A fiscalização dos gastos públicos por instituição independente, como é o Tribunal de Contas, é própria das democracias ocidentais”, afirmou o desembargador.

Des. Mil Enio Luiz Rossetto e autoridades.

Em suas palavras, o presidente do TCE, Renato Martins Costa se disse muito honrado pela homenagem em uma casa com tantos amigos. Tendo passado pela Academia do Barro Branco e pela faculdade de Direito da USP, Costa é contemporâneo de vários integrantes do TJM.

Des. Mil Enio Luiz Rossetto e autoridades.

O presidente do TCE também destacou a afinidade entre as duas Cortes, que compartilham um compromisso inabalável com o bem público. “Nós devemos satisfação à sociedade, pois, em última instância, e ela quem paga os impostos que nos mantém. Mesmo atuando em esfera distintas, o TCE e o TJM estão unidos na luta contra a corrupção e na promoção da ética”, conclui o presidente do TCE.

A celebração conjunta destaca a importância de cada instituição e reforça a necessidade de um trabalho colaborativo entre os órgãos públicos. A interação e o intercâmbio de experiências entre o Tribunal de Justiça Militar e o Tribunal de Contas são essenciais para fortalecer as práticas de controle e a prestação de contas, contribuindo para um Estado mais justo e eficiente.

Des. Mil Enio Luiz Rossetto e autoridades.

Histórico

A regulamentação do Tribunal de Contas paulista se deu por meio do Decreto n.º 3.708-A, de 6 de maio de 1924, promulgado pelo Presidente do Estado. A primeira sessão plenária foi realizada sob a presidência de Jorge Tibiriçá Piratininga. Com a edição da Constituição de 88, o TCE passou a ser responsável pelo exercício do controle externo, atuando na fiscalização do dinheiro público.

O TCESP, com 7 integrantes no Colegiado, tem sede na Capital e em 20 unidades regionais descentralizadas, no interior, litoral e na Grande SP. Assim, cabe ao órgão atuar na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, exceto o da Capital.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Placa de masculino e feminino de banheiro

Tribunal reforça direito de livre acesso a banheiros conforme identidade de gênero

Postada em |
Categoria: Institucional
Solenidade em comemoração aos 75 anos da Corregedoria da PM

Com participação do Judiciário, Corregedoria da PM comemora 75 anos

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Vista externa da Câmara dos Deputados em dia ensolarado

Câmara dos Deputados aprova inclusão do crime de assédio sexual no Código Penal Militar

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias