Você está em: 

Arte e natureza em diálogo: integrantes do TJMSP visitam exposição de Monet e o acervo do MASP 

Postada em |

Na manhã de 8 de agosto, servidores(as) e magistrados(as) participaram de visita institucional ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), como parte da programação voltada ao incentivo à formação cultural e à valorização das pessoas que integram a Corte. A iniciativa contou com a participação do presidente do TJMSP, Enio Luiz Rossetto, dos juízes de direito Lauro Ribeiro Escobar Junior e Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, bem como do juiz de direito substituto Fabricio Alonso Martinez Della Paschoa. 

Durante a atividade, o grupo visitou a exposição temporária A ecologia de Monet, que reúne 32 obras do pintor francês Claude Monet, muitas exibidas pela primeira vez no hemisfério sul. A mostra propõe uma leitura contemporânea da produção do artista, destacando sua relação com a natureza, os efeitos da industrialização e os jardins cultivados em sua residência em Giverny, na França. Ao longo da exposição, estão reunidas pinturas que atravessam cinco décadas de carreira, organizadas em núcleos temáticos que abordam, entre outros aspectos, a paisagem do rio Sena, a presença da neblina urbana, os reflexos na água e a construção de um jardim como extensão da própria obra.

Magistrados e servidores do TJMSP visitando a exposição de Monet no MASP

Foi disponibilizado aos participantes roteiro de acompanhamento da exposição, com informações sobre a trajetória de Monet, curiosidades sobre seu processo criativo e detalhes das obras expostas — incluindo séries como Os barcos de Monet, Londres em névoa e fumaça, O mar terrível de Belle-Île e As Ninfeias.

O grupo também conheceu o acervo permanente do MASP, onde pôde apreciar obras de grande relevância histórica e artística, como Retirantes, de Candido Portinari, As meninas Cahen d’Anvers, de Renoir, e pinturas de Van Gogh, evidenciando o diálogo entre produções brasileiras e internacionais.

Acervo permanente MASP

A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com a valorização de servidores(as) e magistrados(as), promovendo experiências culturais que fortalecem vínculos e ampliam o repertório coletivo em diálogo com educação, cultura e cidadania.

Magistrados e servidores do TJMSP

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Placa de masculino e feminino de banheiro

Tribunal reforça direito de livre acesso a banheiros conforme identidade de gênero

Postada em |
Categoria: Institucional
Solenidade em comemoração aos 75 anos da Corregedoria da PM

Com participação do Judiciário, Corregedoria da PM comemora 75 anos

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Vista externa da Câmara dos Deputados em dia ensolarado

Câmara dos Deputados aprova inclusão do crime de assédio sexual no Código Penal Militar

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias